Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa) distinguida com o Prémio Docência e Ensino pela Ordem dos Enfermeiros

Monday, November 3, 2025 - 17:20

“Cuidar dos Enfermeiros, Mudar o Mundo” foi o mote do encontro onde a Prof. Doutora Amélia Simões Figueiredo, Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, foi distinguida com o Prémio Docência e Ensino, atribuído pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros.

A cerimónia decorreu no âmbito do Meeting “Ambientes de Trabalho Saudáveis”, uma iniciativa dedicada à valorização dos profissionais de Enfermagem e à promoção de contextos de trabalho mais humanos, éticos e sustentáveis.

Impossibilitada de estar presente por se encontrar em peregrinação no Jubileu do Mundo Educativo, em Roma, a Professora fez-se representar pelo filho, Eng.º José Carlos Figueiredo, que leu a sua mensagem de agradecimento: “É com a maior honra que recebo o prémio na área do Ensino, agradecendo o reconhecimento do Conselho Diretivo da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros. (…) Consciente de que sou um produto da relação comigo e com os outros, este reconhecimento só é possível por me ter cruzado, ao longo de 43 anos de serviço e, destes, 35 de ensino, com pessoas extraordinárias”.

Na sua mensagem, a Profª. Doutora Amélia Simões Figueiredo destacou ainda a importância das várias dimensões que marcaram o seu percurso: a família, a quem dedicou o prémio, e a comunidade académica: Estudantes, Professores, Colaboradores e Orientadores Clínicos, que considera parte integrante de uma “segunda família”.

“Este reconhecimento público é absolutamente motivador para que, até ao meu disengagement, continue a honrar a profissão e a ciência de Enfermagem com a formação de enfermeiros capazes de mudar o mundo, em ambientes saudáveis e favoráveis a uma saúde global”, concluiu.

O Prémio Docência e Ensino foi entregue pela Enfermeira Dora Franco, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, e pelo Digníssimo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Luís Filipe Barreira, num momento de grande emoção e reconhecimento pelo contributo da Professora para a formação de sucessivas gerações de enfermeiros.

asf-premio