Estudantes do Curso de Enfermagem da UCP Partilham Experiências de Mobilidade

Monday, January 27, 2025 - 21:31

Os Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que participaram nos programas de mobilidade (Erasmus /mobilidade livre) no 1º semestre, apresentaram este mês as suas experiências num encontro especial com os colegas do 3.º ano, que se preparam para embarcar nesta oportunidade no ano académico 2025/26.

O evento contou com a participação de estudantes que estiveram em diversas instituições espalhadas pelo mundo:

  • Carina Vlasyuk, Tiago Dinis e Mariana Aleixo
    Universidade de São Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
     
  • Sofia Gomes e Matilde Rosa
    Universidade de Huelva
     
  • Clara Marques e Maria Calado
    Moçambique, ISCISA Instituto Superior de Ciências da Saúde
     
  • Marta Carrilho
    University of Applied Sciences (VIVES)
     
  • Madalena Canelas e Catarina Omeri
    Universidade Católica Pontifícia do Paraná
     
  • Mafalda Martinho
    Universidade de Granada

Durante as apresentações, os estudantes partilharam os seus testemunhos sobre o impacto pessoal e profissional da experiência de mobilidade, destacando o crescimento cultural, as aprendizagens práticas em contextos de saúde diferentes e os desafios superados.

Mafalda Martinho, que esteve na Universidade de Granada, descreveu a sua experiência com entusiasmo: "Ao longo deste tempo, aprendi não só sobre a história e as tradições da cidade, mas também sobre mim mesma. A experiência de viver num país diferente, de lidar com desafios quotidianos numa língua diferente e de abraçar uma nova cultura tornou-se um processo de crescimento pessoal. Sem dúvida, a minha experiência de Erasmus em Granada foi uma das mais enriquecedoras que pude ter. Levarei para a vida as memórias, amizades e aprendizagens que esta experiência me proporcionou."

A Escola de Enfermagem da UCP mantém um vasto leque de parcerias com Universidade internacionais, proporcionando a todos os estudantes de 4.º ano a possibilidade de realizar um dos últimos ensinos clínicos (hospitalar ou no contexto de comunidade) no estrangeiro. Esta iniciativa visa promover uma formação global e multicultural, preparando futuros enfermeiros para enfrentar os desafios de uma profissão cada vez mais interligada e internacionalizada.

A partilha de experiências entre os estudantes é um pilar fundamental para motivar e inspirar as próximas gerações a aproveitarem as oportunidades de mobilidade, enriquecendo o seu percurso académico e pessoal. 

grim-1
grim-2
grim-3
grim4
grim 6