No dia 26 de novembro de 2025, o Centro de Enfermagem da Católica da Escola de Enfermagem daUniversidade Católica Portuguesa, promoveu uma ação formativa na Escola de Talentos – Apoio à Vida, dando continuidade aos projetos de extensão comunitária “Capacitar para Salvar” e “Capacitar para Proteger”. Esta iniciativa, integrada na metodologia Aprendizagem-Serviço, reafirma o compromisso da UCP com a responsabilidade social e a capacitação das comunidades.
A sessão contou com a participação de professores da UCP, estudantes dos cursos de licenciatura e de mestrado em enfermagem e alunas da Escola de Talentos, que tiveram a oportunidade de desenvolver competências essenciais para a vida quotidiana e para contextos de maior vulnerabilidade.
- “Capacitar para Salvar” centrou-se na aprendizagem de suporte básico de vida e de primeiros socorros, preparando as participantes para agir em situações de emergência.
- “Capacitar para Proteger” abordou princípios de mecânica corporal fundamentais para cuidar de pessoas com mobilidade reduzida, prevenindo lesões dos cuidadores e promovendo a segurança da pessoa nesta situação de vulnerabilidade.
Esta formação reforçou os pilares que sustentam ambos os projetos: literacia em saúde, prevenção, autonomia e dignidade no cuidado. Além de transmitir conhecimentos técnicos, a iniciativa promoveu confiança, inclusão social e empregabilidade, alinhando-se à missão da UCP de “formar pessoas, cultivar a ciência, renovar o país e o mundo pela excelência do exemplo”.
Esta ação é mais um passo na consolidação da parceria entre a UCP e a Escola de Talentos – Apoio à Vida, demonstrando como a academia pode contribuir para transformar realidades, capacitando pessoas para proteger e salvar vidas.