Escola de Enfermagem (Lisboa) abre as portas da Universidade Católica Portuguesa Crianças do 2.º ciclo de escolaridade

Thursday, March 7, 2024 - 07:54

No dia 01 de março, a Escola de Enfermagem (Lisboa), recebeu com entusiasmo um grupo de 21 crianças do 5.º ano (2.º ciclo de escolaridade) do Colégio Corte Real (Moita), numa iniciativa académica inovadora. Em parceria com os estudantes do Curso de Mestrado em Enfermagem, as crianças tiveram oportunidade de vivenciar uma manhã na Universidade Católica Portuguesa, sobre o mote “Como é uma Universidade? Como se aprende a ser Enfermeiro?”.

Sob a supervisão da Prof.ª Doutora Zaida Charepe, regente da Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde Infantil, os estudantes do ramo de especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, desempenharam um papel fundamental na receção e orientação das crianças ao longo da visita. Neste âmbito foi realizado em sala de aula, um debate acerca da temática “desenvolvimento sustentável e a saúde”, onde o ênfase foi dado à função da Universidade na sensibilização da comunidade para o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Em continuidade decorreu uma visita à Biblioteca João Paulo II, num circuito preparado pelos respetivos colaboradores sob a responsabilidade da Dr.ª Ana Folque, onde se incluiu a observação dos arquivos, enriquecendo esta experiência numa vertente científica e cultural. A visita terminou nos laboratórios de Enfermagem, onde as crianças assistiram a uma aula de prática laboratorial e manusearam alguns materiais e equipamentos utilizados pelos Enfermeiros no seu dia a dia.  

Esta iniciativa para além de inspirar as gerações mais jovens a explorarem novas áreas de conhecimento, demonstrou o compromisso da Universidade Católica Portuguesa com a educação, com a saúde e com o desenvolvimento sustentável.  

estudantes-visita2
estudantes-visita1
estudantes-visita4
estudantes-visita3