Escola de Enfermagem de Lisboa reforça formação de docentes em tempo de pandemia

Monday, February 1, 2021 - 11:13

Em tempo de pandemia, a Escola de Enfermagem de Lisboa, reforça a formação de docentes. Os inúmeros desafios que se colocam atualmente à atividade docente nos 3 ciclos de estudos de Enfermagem – licenciatura, mestrado e doutoramento - obrigam a uma especial atualização científica.

Para além da lecionação de conteúdos teóricos, os docentes de Enfermagem acompanham estudantes de licenciatura e de mestrado em prática clínica nas instituições de saúde. Em todos os cursos, é necessário promover a aprendizagem dos estudantes para a decisão clínica e ética em ambientes assistenciais particularmente complexos. Ao mesmo tempo que a relação de ensino-aprendizagem em saúde está a ser bastante enriquecida pelas novas oportunidades de desenvolvimento de competências dos estudantes, a pandemia obriga a lidar com conhecimento científico novo e muita incerteza.

Neste final do 1º semestre e início do segundo, do ano letivo 2020/2021, que coincide com a grave situação que vivenciamos, foi reforçado o plano formativo dos docentes nesta área. Desde a atualização científica de procedimentos de prevenção de infeção na COVID-19, até à decisão ética em enfermagem em situação de pandemia, a reformulação do plano formativo abrange um conjunto de formações online a realizar até final do ano letivo.

Deste modo, a Enfermagem da Católica coloca-se na linha da frente da formação docente, para que estes respondam adequadamente às especiais necessidades formativas dos seus estudantes (muitos, já enfermeiros) neste tempo de agravamento da pandemia.