O isolamento social entre os idosos residentes em ERPI é uma preocupação crescente que afeta não apenas a sua saúde física, mas também a sua saúde mental. Embora as ERPI ofereçam cuidados e assistência essenciais, a falta de interação social e o distanciamento da comunidade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos idosos.
A questão do isolamento e solidão em idosos é complexa e multifacetada, mas existem maneiras de abordar esse desafio de forma eficaz. Uma estratégia é a criação de atividades que promovam a interação social e o envolvimento emocional dos idosos.
O projeto “(COM)PAIXÃO” é um projeto pioneiro da Associação de Estudantes da Escola de Enfermagem de Lisboa da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (AEEEL-FCSE-UCP), em articulação com o Gabinete de Responsabilidade Social da UCP, que abrange a temática do isolamento social e solidão vivenciados em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).
Esta iniciativa envolve a troca de correspondência entre os idosos do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo (CSPSVP), sob a responsabilidade do Sr. Enfermeiro Amaro Martins, e voluntários, estudantes ou alumnis, da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa (EEL-UCP), proporcionando uma ligação que pode fazer uma grande diferença na vida dos envolvidos.
Com “paixão” proporcionamos momentos de “compaixão”!