Farkhunda Kargar, de nacionalidade afegã, é uma refugiada que atualmente estuda enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica. A jovem jornalista foi convidada a contar as histórias de 21 famílias afegãs para a exposição Vizinhos do Lado. Uma experiência que Farkhunda descreve como "uma oportunidade maravilhosa para nós (afegãos) partilharmos as nossas histórias e participarmos".
Este projeto, organizado pelo JRS Portugal, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), destaca experiência de acolhimento de emergência em Centro de Acolhimento durante os meses iniciais do trajeto de integração das famílias afegãs
Ela própria uma refugiada, Farkhunda enfatiza a relevância desta iniciativa, pois como explica, "esta exposição significa muito para mim e para todos os afegãos que estão a tentar viver e adaptar-se aqui, é muito importante para nós mostrar a nossa cultura, os nossos valores e o nosso modo de vida aos portugueses e esta exposição é uma grande oportunidade para o fazer".
Quanto à forma como foi convidada a participar em "Vizinhos do Lado", Farkhunda partilha: "Sou jornalista e, ao mesmo tempo, afegã, pelo que as pessoas se sentiriam mais à vontade para partilhar as suas histórias comigo". Um convite que Farkhunda aceitou "com muito gosto", confessa.
A exposição é gratuita e pode ser visitada no Largo Residências, no Largo do Cabeço de Bola, em Lisboa, 22 a 30 de junho, às quartas-feiras das 12 às 22h, às quintas e sextas das 12h às 23h, aos sábados das 11h às 23h e aos domingos das 11h às 22h.