No dia 5 de julho, a Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, realizou a Cerimónia do Compromisso Profissional - Juramento de Nightingale. O evento ocorreu na Igreja de São Vicente de Fora às 16h, durante a Eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Sr. Patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa, D. Rui Valério.
No seu discurso, a Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo, Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa), destacou que a cerimónia foi composta por três momentos distintos e significativos: a entrega da Luz, o Compromisso Profissional e a Bênção das Mãos.
A entrega da Luz marcou a cerimónia, onde uma lamparina é acesa como símbolo de fé e dedicação à enfermagem moderna. Este gesto remete à figura de Florence Nightingale, que, com sua lâmpada, iluminava os enfermos, tornando-se um símbolo da profissão.
O Compromisso Profissional, inspirado no juramento de Florence Nightingale, foi o momento em que todos os finalistas prometeram, de forma pública e a uma só voz, utilizar o conhecimento científico adquirido para servir pessoas, famílias e comunidades, com particular atenção aos mais vulneráveis.
Por fim, a Bênção das Mãos, realizada pelo Sr. Patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da UCP, D. Rui Valério, simbolizou o compromisso dos futuros enfermeiros em aplicar o seu conhecimento científico no cuidado aos outros. Este gesto reforça a dedicação e responsabilidade de cada enfermeiro ao exercer sua profissão.
A Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo concluiu seu discurso com uma mensagem inspiradora, citando as palavras do Santo Padre dizendo aos finalistas que “o amor é a coluna principal da paz” incentivando a que “sejam agentes de Paz! Sede vós mesmos a mudança que quereis ver no mundo!”.
A cerimónia foi um marco importante na vida dos 80 novos enfermeiros formados pela Escola de Enfermagem (Lisboa), reafirmando o compromisso da instituição com a excelência na formação de profissionais de saúde. O evento celebrou não apenas a conclusão de um ciclo académico, mas também o início de uma jornada dedicada à prestação de cuidados de Enfermagem.