Hugo-Miguel-Castro

Hugo Miguel Castro

Centro de Endoscopia Digestiva e Respiratória (CEDR)
Hospital da Luz Lisboa

O Mestrado em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa representou não só uma pretensão de adquirir e consolidar conhecimentos e competências, mas também um regresso formal à vida académica 25 anos depois. Foi caraterizado por um equilíbrio entre a teoria e a prática, solidificado na complexidade e exigência da academia e dos contextos de estágio, assentes no paradigma da transição para Enfermeiro Especialista na área Medico Cirúrgica: Pessoa em Situação Critica.

Este curso reforça os alicerces já construídos, com novos conhecimentos, novas experiências e novas perceções, num equilíbrio entre as teorias do passado que nos conduziram aos dias de hoje e nos preparam para o futuro, e a prática de Enfermagem Avançada. 

Constituí uma oportunidade única para reforçar o saber ser para além do saber saber e do saber fazer, e para melhor absorver valores como o conforto, esperança, espiritualidade e empatia, que espelham toda a competência, qualidade, rigor e preocupação da coordenação do mestrado e respetivo corpo docente. 

 

Ines-nogueira

Inês Nogueira

Bloco Operatório Central II
Hospital Pulido Valente

Voltar à Escola de Enfermagem do Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa para frequentar o Curso de Mestrado em Enfermagem foi logo a minha primeira e única escolha e permitiu-me recordar o que tinha vivenciado após 4 anos de ter terminado a Licenciatura nesta mesma Universidade.

Tornou-se um desafio bastante enriquecedor ser novamente estudante, pois o facto de ter experiência profissional mudou muito a perspetiva com que encarei o percurso académico, mas o facto de ter o suporte, a disponibilidade e a empatia do corpo docente foi essencial para o sucesso da minha jornada.

Possibilitou-me experienciar diferentes contextos profissionais e desenvolver competências em áreas que me retiraram da minha zona de conforto, o que me deixa realizada enquanto Enfermeira.

Nelson-Martins

Nelson Martins

Fundação Champalimaud.

O mestrado em Enfermagem surge como uma ferramenta essencial para responder aos desafios crescentes da profissão nos dias de hoje, em que a complexidade dos cuidados de saúde exige profissionais altamente qualificados e especializados. A evolução da carreira de enfermagem, marcada por um aumento da autonomia, da responsabilidade e da integração em equipas multidisciplinares, exige uma formação avançada que potencie competências clínicas, científicas e de gestão. Neste contexto, a Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa destaca-se não apenas pela excelência académica, e pelo reconhecimento nacional e internacional do ensino, mas também pela excelente coordenação, proximidade dos seus docentes,  e pelo apoio contínuo que proporciona aos seus estudantes.

Após ter concluído a licenciatura nesta prestigiada instituição, onde me foram proporcionadas bases sólidas e um compromisso com o rigor e a humanização dos cuidados, a escolha pelo mestrado na mesma escola foi natural. A Católica representa para mim um espaço de contínuo crescimento, onde os valores éticos e a inovação científica se cruzam de forma exemplar. Através deste percurso académico, acredito estar a investir não apenas na minha evolução profissional, mas também na melhoria da qualidade dos cuidados prestados, contribuindo assim para o avanço da enfermagem e para uma prática mais centrada nas reais necessidades das pessoas e da sociedade.

Contacts

Secretariado de Enfermagem

Helena Zacarias
E-mail: enfermagem.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 32