Docente da Escola de Enfermagem (Lisboa) recebe Prémio “Cuidar da Casa Comum” com a fotografia “Reflexos de vida num balneário”

Friday, May 27, 2022 - 14:31

“Estas iniciativas representam o que de melhor em termos de pensamento se passa na Universidade e agradeço a toda a comunidade a disponibilidade que manifestaram e por acreditarem que é possível mudar e fazer a diferença.”

As palavras são da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, no lançamento do livro "As coisas podem mudar", da autoria dos Cardeais D. Luís António Tagle e D. José Tolentino Mendonça, e inauguração da Exposição de Fotografia “Cuidar da Casa Comum", que decorreram na livraria da sede da UCP, no dia 25 de maio de 2022.

Duas iniciativas, de âmbito nacional, que acontecem por ocasião do 7.º aniversário da encíclica Laudato sí’ e que, segundo Rita Paiva e Pona, diretora do gabinete de Responsabilidade Social da UCP, “resultam da construção de pontes de diálogo interno entre as várias disciplinas e saberes.”

Rita Paiva e Pona quis ainda agradecer “aos  parceiros na organização deste ano comemorativo: à Cáritas Portuguesa, à Rede Cuidar da Casa Comum, à associação Casa Velha e ao Centro de Reflexão Cristã e a tantos outros que se juntaram nas doze iniciativas realizadas.”

Neste evento foi também entregue o Prémio “Cuidar da Casa Comum” à Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo, diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde, vencedora do concurso, com a fotografia “Reflexos de vida num balneário”. Uma fotografia que, segundo a autora, “retrata uma jovem mulher sem-abrigo no projeto de extensão universitária no balneário Público de Alcântara.”.

“Provavelmente esta mulher não escolhe o local da rua onde dorme, nem na proximidade de quem dorme. Não escolhe o que come, nem o rumo do seu dia. A rua tirou-lhe a esperança, a dignidade ou a autodeterminação. No entanto, a possibilidade de tomar um banho quente, e escolher a roupa que vai vestir, restitui a esta mulher, a autodeterminação, o respeito e a dignidade”, acrescentou a premiada.

Sobre esta exposição fotográfica, a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil referiu que “a fotografia é uma arte que suscita a beleza e que nos permite chegar onde as palavras por vezes não chegam, proporcionando assim uma maior liberdade.”

Inspiradas na frase “(…) há um mistério a contemplar numa folha, numa vereda, no orvalho, no rosto do pobre” (Laudato si’, 233), todas as imagens deste concurso são agora expostas na UCP.

A exposição de fotografia “Cuidar da Casa Comum” foi inaugurada nos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa, e passará pelos vários edifícios da universidade.