O Prof. António Borges, docente da Escola de Enfermagem (Lisboa) e coordenador do projeto "Capacitar para Salvar", foi um dos palestrantes convidados do 2º Seminário do Doente Crítico, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2025, no Hospital CUF Descobertas. Durante a sua comunicação, intitulada "O Papel da Escola de Enfermagem na Formação em PCR" (Paragem Cardiorrespiratória), destacou a importância da formação académica e prática na área da reanimação.
Na sua intervenção, o Prof. explorou vários aspetos fundamentais da formação académica e prática em reanimação. A sua comunicação incluiu uma perspetiva histórica da formação em PCR em Portugal e nas escolas de enfermagem, bem como a evolução do currículo académico e as estratégias de ensino aplicadas nesta área crucial.
Adicionalmente, o docente destacou as competências e os resultados de aprendizagem adquiridos pelos estudantes e profissionais que participam nestes programas de formação. Enfatizou também a importância da divulgação do conhecimento através de projetos de extensão universitária, dando especial destaque ao projeto "Capacitar para Salvar". Esta iniciativa tem sido fundamental na formação e sensibilização da comunidade para a importância das técnicas de reanimação cardiorrespiratória, contribuindo assim para a melhoria da resposta em situações de emergência.
A intervenção do Prof. António Borges reforçou a importância do papel da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa na formação de profissionais altamente qualificados. A presença da nossa Unidade Académica no seminário reforçou a visibilidade e relevância no contexto académico e profissional, consolidando o compromisso com a excelência na educação em enfermagem.
