A Escola de Enfermagem (Lisboa), do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, realizou a Cerimónia do Compromisso Profissional - Juramento de Nightingale, na Igreja de São Vicente de Fora, no dia 30 de junho, que ocorreu durante a Eucaristia de Ação de Graças, presidida pelo Reverendo Miguel Vasconcelos, Capelão da UCP.
Conforme discurso proferido pela Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo, Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa), a cerimónia dividiu-se em três componentes distintos, mas complementares: a entrega da Luz, o Compromisso Profissional e a Bênção das Mãos.
A entrega da Luz, que se materializa no acender de uma lamparina sendo símbolo de fé e, igualmente, símbolo da Enfermagem moderna, indissociável de “Florence Nightingale” que, com a sua lâmpada, alumiava os enfermos.
O Compromisso profissional, adaptado do histórico juramento de Florence Nightingale, é o momento em que, publicamente, todos os finalistas se comprometem (a uma só voz) a pôr o conhecimento científico que adquiriram ao serviço das pessoas, famílias e comunidades, com particular atenção aos mais vulneráveis.
Confirmada pelo Reverendo Miguel Vasconcelos, a Bênção das Mãos é o momento em que os futuros enfermeiros se comprometem a colocar o conhecimento científico que adquiriram, ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades.
A Sr.ª Diretora terminou com as palavras do Santo Padre apelando aos finalistas que “com toda a vida” “pensem claramente no que sentem e no que fazem”, “sintam o que pensam e o que fazem” e “façam com eficácia o que pensam e sentem”!
