O projeto Capacitar para Proteger tem como missão formar ajudantes de ação direta, assistentes de lar e técnicos auxiliares de saúde na aplicação correta dos princípios de mecânica corporal, promovendo cuidados mais seguros, eficazes e humanizados a pessoas com mobilidade reduzida.

Através de sessões de formação dinamizadas por docentes, estudantes e alumni da Escola de Enfermagem da UCP, em parceria com instituições do setor social e da saúde, o projeto contribui para a prevenção de lesões musculoesqueléticas nos cuidadores e para o bem-estar das pessoas cuidadas.

Esta iniciativa reforça o compromisso da UCP com a responsabilidade social universitária, promovendo a ligação entre a academia e a comunidade, valorizando a formação técnica e ética dos futuros profissionais de saúde.

“Capacitar para Proteger” acredita que formar é proteger, e que a segurança na realização de mobilizações e posicionamentos começa no conhecimento e na prática consciente dos princípios de mecânica corporal, fundamentais para garantir cuidados mais seguros, dignos e sustentáveis. Porque proteger começa por capacitar quem cuida.