Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos de Cirurgia Cardiotorácica
Hospital de Santa Marta
Licenciatura em Enfermagem (T12)
Desde pequena que sabia que queria cuidar do outro, por isso sabia que Enfermagem era a profissão que melhor se enquadrava naquilo que quero ser.
No dia em que visitei a universidade pela primeira vez, sabia que era o sítio certo para mim e que era na Universidade Católica que queria iniciar o meu percurso académico. A decisão que tomei foi sem dúvida a correta, e tem vindo a exceder as expectativas que tinha inicialmente.
Durante estes 3 anos, é notável o conhecimento que fui adquirindo, bem como a evolução no meu autoconhecimento e confiança. Criei memórias que sei que vão ficar para a vida, na tuna, nos ensinos clínicos e nas aulas.
A comunidade académica é fantástica, sempre me senti integrada. Criei amizades que sei que levo para a vida.
Os docentes estão sempre disponíveis para nos ajudar, criando uma relação de proximidade de modo a que os alunos possam exprimir quais as maiores dificuldades. Todos se esforçam para que saibamos realmente o que é a arte, a disciplina científica e profissão que é a Enfermagem!
Maria Inês Silva
Enfermeira em Bloco Operatório
Hospital da Estefânia
Licenciatura em Enfermagem (T12)
Desde muito cedo que sabia que o meu futuro seria ligado à saúde. Sabia que queria ajudar o outro e estar lá para o outro em todas as fases da sua vida. Não sabia ainda o que queria dentro deste mundo da saúde, mas a ida do ICS à minha antiga secundária permitiu-me decidir que Enfermagem seria a minha profissão do futuro. Seria o que eu queria ser. Permitiu-me, também, decidir que a Universidade Católica Portuguesa seria a minha primeira escolha, seria a família que eu queria que me acompanhasse nestes quatro anos tão importantes da minha vida.
Na UCP encontrei um ensino bastante exigente e que requer muito estudo, mas ao mesmo tempo bastante humano, com uma proximidade constante e um espírito académico único fazendo de nós excelentes futuros Enfermeiros. Não me arrependo da profissão que escolhi e também não me arrependo do lugar que escolhi para completar esta fase da minha vida.
Ricardo Cerejo
Enfermeiro na Unidade de Cuidados Intensivos Polivantes
Hospital de Santa Marta
Licenciatura em Enfermagem (T12)
Fazer um balanço do meu crescimento, desde que entrei na Escola de Enfermagem (Lisboa) do ICS-UCP, revela-se um misto de nostalgia com um sentimento de evolução enorme.
A forma de ver o mundo e o outro foram alterados para uma perspetiva mais abrangente e holística da pessoa, família e/ou comunidade alvo dos meus cuidados, sendo esta a visão que, para mim, sempre caracterizou a Enfermagem. Esta Escola correspondeu a essas expectativas, contribuindo assim para a certeza de que escolhi o rumo certo.
A comunidade académica, com o seu espírito característico de uma grande família, permite a integração de todos os que por aqui passam e fazemos amizades para a vida, até porque “o curso não se faz sozinho”!
O corpo docente mostra-se disponível e preocupado, transmitindo desde o primeiro dia a confiança necessária para nós, estudantes, aceitarmos os desafios que envolvem esta arte que é ser Enfermeiro!
Mafalda Ribeiro
Enfermeira no Serviço de Pediatria (Urgência/Internamento)
Hospital de Vila Franca de Xira
Licenciatura em Enfermagem (T11)
Desde cedo que sabia que o meu lugar no mundo profissional seria na área da saúde, junto da Pessoa, atendendo às suas necessidades, de forma a promover o seu bem-estar. Talvez por isso, a minha primeira opção e pela qual lutei muito durante o secundário tenha sido a Enfermagem.
Este amor foi crescendo através da participação na Summer School, onde não só ganhei mais certezas de que era mesmo isto que queria como foi aqui que encontrei o meu lugar – A UCP.
Escolher a Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa como primeira opção, foi escolher um curso ambicioso com um ensino exigente, durante 4 anos, com componentes téoricas, mas também com componentes práticas que nos ajudam a ganhar a realidade desta profissão e a colocarmos em prática aquilo que a instituição nos ensina.
Agora que me encontro a pequenos passos do fim, afirmo que nunca por um dia me arrependi da decisão que tomei e que hoje, sou uma pessoa melhor graças a esta família. Um sentimento gratificante por todos e por poder afirmar que, graças à UCP, serei uma Enfermeira de Excelência.
Cristiana Bernardo
Enfermeira no Serviço de Cardiologia
Hospital Santa Cruz
Licenciatura em Enfermagem (T11)
Desde pequena que sabia que queria trabalhar na área da saúde, mas na minha ingenuidade com 4 anos de idade, achava que queria ser médica. Foi até chegar ao secundário que percebi que isso não era uma possibilidade e procurei perceber qual era realmente a área da saúde pela qual queria envergar.
Após alguma pesquisa e aproveitando os dias em que as faculdades se disponibilizam para ir às escolas secundárias percebi que o meu futuro seria na Enfermagem.
Escolhi a Escola de Enfermagem de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa pelo seu plano curricular onde iniciamos ensinos clínicos, estágios, no primeiro ano, uma coisa que sinto que mudou completamente a minha evolução como futura enfermeira. E pelo facto de estar inserida num campus duma universidade onde a diversidade de pessoas é gigante.
Após 4 anos nesta magnífica escola não me arrependo nem um bocadinho, o acompanhamento e o carinho que desenvolvemos com os Professores e funcionários é soberbo e como somos uma escola pequena conseguimos ter uma ligação de amizade com os outros anos e colegas que é difícil de encontrar.
Escrevo este testemunho como um agradecimento, uma vez que esta escola me tornou uma pessoa melhor e uma Enfermeira com "E" grande.
Patrícia Gomes
Enfermeira na Unidade de Transplante de Medúla
Hospital Santa Maria
Licenciatura em Enfermagem (T10)
Desde cedo que sabia que a minha profissão passava pela Enfermagem; no entanto, a participação em atividades como o Dia Aberto e Summer School, realizadas pela Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, vieram, ainda mais, reforçar a ideia de que esta era a opção a seguir. Escolher a Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, foi escolher uma família que me acolheu durante estes quatros anos de braços abertos.
Escolher a Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, foi escolher um ensino exigente, de proximidade constante, bastante humano; um ensino prático, com estágios ao longo de todo o curso. Fazendo uma retrospeção, valorizo imenso todos os ensinos clínicos, logo a partir do 1ºano, quer em instituições públicas e privadas, bem como um espírito académico único do qual faço parte e que transmito a todos os novos estudantes que aqui chegam. Em suma, seria impossível escolher melhor comunidade académica.
Sónia Araújo
Enfermeira na Unidade de Tratamento Intensivo de Doenças Hematológicas
Hospital Santa Maria
Licenciatura em Enfermagem (T8)
Estudar na Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, foi a minha primeira escolha. Foi a maior mudança da minha vida: sair de casa e vir viver para Lisboa. Mas, igualmente, foram quatro anos absolutamente fantásticos. Novas amizades; novos sorrisos; aprendizagens, quer profissionais, quer pessoais.
Estudar na Enfermagem na UCP em Lisboa, foi muito gratificante. O curso, ainda que bastante trabalhoso, tem como objetivo tornar-nos excelentes profissionais de saúde. E acho que consegue, pois exige de nós muito estudo. Sinto-me orgulhosa, não apenas da profissão que escolhi para mim, mas também a de ter feito do universo UCP, que sempre foi a minha primeira escolha.
Francisco Fino
Enfermeiro
Hospital Santa Maria
Licenciatura em Enfermagem (T6)
Não posso afirmar que a Licenciatura em Enfermagem na Escola de Enfermagem de Lisboa exige bastante de nós, mas garanto que esta exigência é muito recompensada na prática.Saímos das salas de aula para a prática clínica, estudantes bem formados e com bases para corresponder às necessidades da população Portuguesa. Afirmo, com base em 4 anos nesta Instituição, que se querem ser Enfermeiros venham juntar-se a este espirito de família, optem pela área de Saúde na Católica e certamente farão parte dos Enfermeiros de Excelência que nela se formam todos os anos.
Sofia Correia
Enfermeira no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica
Hospital de Santa Cruz
Licenciatura em Enfermagem (T6)
Sabia que o meu lugar no mundo profissional aconteceria junto do outro, ajudando o outro e para o outro. Para que o sucesso fosse garantido, procurei a melhor escola. Uma escola reconhecida quer a nível nacional quer internacionalmente, que me auxiliasse a alcançar todos os meus objetivos, que me desafiasse e me preparasse para o mundo profissional.
Encontrei o meu lugar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, neste curso ambicioso e exigente que é a Licenciatura em Enfermagem. Neste curso que me ofereceu as ferramentas necessárias para me tornar na profissional que hoje sou. A Enfermagem escolheu-me a mim e eu escolhi a Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
Contactos
Candidaturas Licenciatura
Candidaturas via Regime Geral/12º ano
Marta Guerreiro
Tel: (+351) 21 721 40 47
(Atendimento presencial por agendamento)
Candidaturas Especiais Estudantes Internacionais
Rosa Ferreira
E-mail: licenciatura.enf.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 34
(Atendimento presencial por agendamento)