O Projeto Capacitar para Salvar, do Centro de Enfermagem da Católica da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, realizou duas sessões de Suporte Básico de Vida destinadas a 37 colaboradores e adolescentes no Centro Paroquial e Social de S. Vicente Paulo, no passado dia 24 de setembro. Num ambiente de grande entusiasmo e partilha, foi possível capacitar diferentes pessoas que, trabalhando diariamente em prol dos outros, podem agora assumir-se como verdadeiros agentes de mudança.
Dando continuidade ao projeto, no dia 26 de setembro de 2024, em colaboração com o programa “Aproximar Oeiras”, da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, o projeto realizou mais duas sessões de Suporte Básico de Vida, desta vez destinadas à população sénior, com idades compreendidas entre os 65 e 82 anos. Foi a primeira vez que o público sénior participou ativamente neste tipo de formação, demonstrando grande interesse em aprender as competências essenciais para salvar vidas.
O Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, Dr. Luís Manuel Bispo, elogiou a iniciativa, destacando a importância de integrar uma “população que muitas vezes é esquecida e desvalorizada nas suas capacidades cívicas”.
O projeto “Capacitar para Salvar” tem se destacado ao promover de forma contínua a educação em Suporte Básico de Vida (SBV) em diferentes grupos sociais, permitindo que mais pessoas estejam aptas a reconhecer rapidamente uma paragem cardiorrespiratória, pedir ajuda e iniciar as compressões torácicas, tornando-se agentes fundamentais na cadeia de sobrevivência.
Esta iniciativa representa mais um marco importante na missão do projeto, que tem contribuído ativamente para aumentar a capacidade de resposta em situações de emergência em várias faixas etárias e contextos sociais.
Centro Paroquial e Social de S. Vicente Paulo
Santa Casa da Misericórdia de Oeiras