Conheça Histórias de Vida nos Balneários de Lisboa

Quarta-feira, Outubro 25, 2023 - 09:42
Forum Estudante

A Faculdade Ciências da Saúde e Enfermagem, em colaboração com o Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, lançam o livro “Histórias de Vida Cruzadas no Balneários de Lisboa”.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da UCP lança este livro, fruto de um projeto de extensão universitária denominado por “Public Bathhouse Nursing” que engloba 3 dimensões: o ensino interdisciplinar, a prestação de cuidados de enfermagem e a investigação.

O ensino interdisciplinar, espelha-se nos seus autores, que interligam as áreas da enfermagem, da linguística e das neurociências.

No livro, poderemos encontrar as histórias de utilizadores dos balneários de Lisboa, testemunhos de vulnerabilidade e fragilidade humana, que “poderiam ser histórias de qualquer um de nós” afirma a autora Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo durante o lançamento-debate.

As histórias de intimidade e coragem, escritas pela autora Profª Doutora Ana Mineiro, “que se homenageiam neste livro foram um privilégio recolher” encontrando-se intrinsecamente interligadas a uma missão de vida que a autora definiu para si.

As fotografias que acompanham a obra procuraram retratar o balneário como espaço de limpeza da alma através da água, do banho, explica o artista Rodrigo Rebello Andrade, “mais do que fotografar os rostos dos utilizadores, retratar o espaço comum como “purificador e agregador de histórias de fragilidade e vulnerabilidade separadas por meras paredes”.

Os cuidados de enfermagem, através da consulta de enfermagem, que continuam a decorrer no Balneário Publico de Alcântara, sob a coordenação da Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo, permitem a continuidade da investigação já desenvolvida e partilhada também neste livro. Sem se sobrepor ao SNS, esta consulta tem agilizado na rede a procura de melhores respostas para ganhos em saúde das pessoas e famílias vulneráveis.

Todo o conhecimento consolidado através da investigação desenvolvida, permite aos agentes sociais uma melhor e mais consciente intervenção, explica o Dr. Paulo Santos, Coordenador do Núcleo de Integração da Pessoa Sem Abrigo, permitindo uma rede de intervenção entre Santa Casa da Misericórdia, Segurança Social e Câmara Municipal de Lisboa.

Atualmente, existe uma resposta eficaz por parte das entidades competentes, mas efetivamente o aumento da pobreza continua a ser a maior preocupação de todos. “Podemos conseguir tirar 10 pessoas da rua, mas na mesma semana, podem chegar mais 15 pessoas novas”, alerta Paulo Santos.

David, integrou o projeto “Housing First” em 2022, esteve presente no lançamento do livro e partilhou um pouco da sua história. Vivendo na rua desde os seus 19 anos, reconhece a importância de ter a sua habitação própria, não escondendo a fragilidade de viver sempre um dia de cada vez, porque “nunca sabemos o dia de amanhã, esperamos apenas que seja melhor que o anterior”.

A sessão terminou enfatizando que a problemática em debate diz respeito a todas as áreas do conhecimento e, por isso, a todos!