Universidade Católica Portuguesa realiza estudo pioneiro em Centros de Acolhimento Temporário para Pessoas em situação de Sem-Abrigo

Sexta-feira, Setembro 13, 2024 - 12:03

A Universidade Católica Portuguesa desenvolveu um estudo inovador intitulado "Exploring the inflammatory profile of homelessness population: a comprehensive analysis of individuals in two temporary shelters in Lisbon". O estudo, liderado pelos professores Amélia Simões Figueiredo e Nuno Rosa, envolveu investigadores da Escola de Enfermagem (Lisboa), da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da Faculdade de Medicina Dentária, da Faculdade de Medicina, da Facultad de Ciencias para el Cuidado de la Salud, Universidad San Sebastian, Santiago, Chile, e do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) Lisboa.

Os resultados do estudo fornecem pistas importantes sobre o estado de saúde da população Sem-Abrigo através da quantificação das citocinas inflamatórias associadas a doenças inflamatórias crónicas. Na devolução dos resultados aos responsáveis daqueles recursos, acreditamos poder ajudar os serviços de saúde na avaliação da eficácia do tratamento, na monitorização de doenças e no desenvolvimento de estratégias e intervenções eficazes para melhorar a qualidade de vida da população Sem-Abrigo.

Este trabalho foi resultado do projeto Interno do CIIS "Vulneráveis mais vulneráveis - Diagnóstico e prevenção do risco da COVID 19 e do estado inflamatório das pessoas Sem-Abrigo da cidade de lisboa" ao abrigo do financiamento Programático do CIIS (UIDP/04279/2020). É um bom exemplo do impacto da investigação interdisciplinar do CIIS nas populações vulneráveis.

Leia o estudo na íntegra aqui

Últimas Notícias