Capacitar para Salvar: continua a formação em Suporte Básico de Vida

Segunda-Feira, junho 17, 2024 - 14:34

Nos dias 29 de maio e 3 de junho, o Centro de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa realizou uma importante ação de formação no âmbito do projeto "Capacitar para Salvar". A atividade ocorreu na sede da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), localizada na Trafaria, e teve como objetivo capacitar 39 pessoas em Suporte Básico de Vida (SBV).

Os formandos eram provenientes de duas instituições parceiras da AOFA:

UMAR - União Mulheres Alternativa Resposta, uma organização que trabalha na área da violência doméstica.
CAVI Almasã - Centro de Apoio à Vida Almasã, uma instituição que oferece apoio a pessoas em situações vulneráveis.

A formação foi conduzida pela equipa do Capacitar para Salvar, liderada pelo Prof. António Borges, onde se abordaram as técnicas essenciais de SBV, incluindo a reanimação cardiopulmonar (RCP) e a utilização do desfibrilador automático externo (DAE). Este tipo de capacitação é fundamental para aumentar a capacidade de resposta em situações de emergência e potencialmente salvar vidas.

Os participantes demonstraram grande interesse e empenho durante a formação, reconhecendo a importância das habilidades adquiridas para a sua atuação diária nas suas respetivas instituições. Esta iniciativa reforça o compromisso do Centro de Enfermagem da Católica em promover a saúde e a segurança na comunidade, bem como a importância das parcerias com organizações como a AOFA, a UMAR e o CAVI Almasã.

A realização desta formação é um passo significativo para a disseminação de conhecimentos vitais que podem fazer a diferença em situações críticas, contribuindo para uma sociedade mais preparada e resiliente.

capacitar-salvar-ced