Na reunião da primavera do GEEM (Grupo de Estudos da Esclerose Múltipla) 2025, foram entregues os prémios do Projeto de Enfermagem de Cuidados à Pessoa com Esclerose Múltipla.
Os prémios foram instituídos pela Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Roche Farmacêutica Química, Lda.
A iniciativa integra o 1.º e 2.º Cursos de “Pós-Graduação em Enfermagem à Pessoa com Esclerose Múltipla”, sob a coordenação da Prof.ª Doutora Cândida Ferrito, com o objetivo impulsionar a implementação e desenvolvimento de projetos de intervenção elaborados pelos estudantes, durante a frequência dos referidos cursos, no âmbito da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada.
Dos oito projetos em candidatura, foram premiados dois, no valor de 20.000 euros. Este montante é atribuído às instituições de saúde onde serão implementados os projetos premiados, a saber:
- “DO EMPODERAMENTO À AUTOGESTÃO: O Papel da Enfermagem na Gestão da Esclerose Múltipla”, Unidade Local de Saúde Alto Ave – Hospital de Guimarães, desenvolvido pela Enf.ª Marta Elisa Cunha e Enf.ª Vânia da Silva Ferreira, sob a orientação da Prof.ª Doutora Lurdes Martins.
- “Promoção do Autocuidado e Bem-Estar no Adolescente com Diagnóstico de Esclerose Múltipla”, Unidade Local de Saúde São José – Hospital Santo António dos Capuchos / Centro de Responsabilidade Integrado de Esclerose Múltipla, desenvolvido pela Enf.ª Ana Isabel Sousa e Enf.ª Catarina Fernandes, sob a orientação da Prof.ª Doutora Zaida Charepe.
Esta iniciativa reflete uma parceria promotora no desenvolvimento e implementação de projetos de enfermagem, com foco na melhoria da qualidade assistencial às pessoas com Esclerose Múltipla.

