Escola de Enfermagem (Lisboa) da UCP entrega à sociedade 86 novos enfermeiros

Segunda-Feira, julho 7, 2025 - 16:29

No passado dia 4 de julho de 2025, a Igreja de São Vicente de Fora acolheu a Cerimónia do Compromisso Profissional dos finalistas da Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa. A celebração solene foi presidida por D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da UCP, e contou com a presença de diversas entidades académicas, profissionais de saúde, familiares e amigos.

Durante a cerimónia, 75 dos 86 finalistas realizaram a tradicional Cerimónia do Compromisso Profissional, num gesto profundamente simbólico que assinala o início do seu percurso como profissionais de Enfermagem, ao serviço da vida e da dignidade humana. O compromisso público, baseado no juramento de Florence Nightingale, foi proferido perante Deus, a Igreja e a comunidade, expressando a dedicação destes jovens ao cuidado dos mais vulneráveis com competência, ética e compaixão.

No seu discurso, a Prof.ª Doutora Amélia Simões Figueiredo, Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa), destacou o percurso formativo dos estudantes, sublinhando o seu “sentido de dever, de serviço público e de responsabilidade social universitária”. Agradeceu ainda às famílias, pelo apoio incondicional ao longo dos quatro anos de curso, e aos docentes, “por ensinarem pela ação, num modelo de aprendizagem ao serviço das pessoas”.

A cerimónia integrou três momentos centrais:

  • Entrega da Luz – símbolo de fé, esperança e da tradição humanista da Enfermagem;
  • Compromisso Profissional – momento solene de consagração ao cuidado;
  • Bênção das Mãos – com palavras emocionantes do Patriarca D. Rui Valério, que invocou “o amor de Deus, para que estas mãos acolham, protejam e sirvam a vida”.

Inspirando-se nas palavras do Papa Francisco, a Sra. Diretora concluiu: “Permiti que a presença dos doentes entre na vossa existência como um dom para curar o vosso coração, purificando-o de tudo o que não é caridade e aquecendo-o com o fogo ardente e doce da compaixão.”

A Escola de Enfermagem (Lisboa) celebra assim um momento de grande orgulho e compromisso, devolvendo à sociedade profissionais preparados, íntegros e movidos por um profundo sentido de missão.

bencao1
bencao2
bencao3
bencao4
bencao5