Professor da FCSE e da Escola de Enfermagem (Lisboa) integrar a equipa editorial de duas prestigiadas revistas internacionais na área da Enfermagem de Reabilitação

Quinta-feira, abril 24, 2025 - 22:14

O Prof. Doutor Rafael Bernardes foi recentemente convidado para integrar a equipa editorial de duas prestigiadas revistas científicas internacionais, reforçando o desempenho da academia na produção e disseminação de conhecimento de excelência na área da Enfermagem de Reabilitação.

Atualmente, o Prof. Rafael Bernardes é Associate Editor da revista Clinical Medicine Insights: Case Reports, publicada pela editora SAGE, uma plataforma internacionalmente reconhecida na divulgação de estudos clínicos relevantes. Paralelamente, assume também a função de Guest Editor de uma edição especial da revista BMC Nursing, dedicada à temática "Rehabilitation Nursing", em colaboração com os Drs. Rogério Ferrinho Ferreira (Instituto Politécnico de Beja) e César Fonseca (Universidade de Évora).

Chamada para Submissão de Artigos – Call for Papers

Esta edição especial visa destacar investigações inovadoras que exploram práticas emergentes, a utilização de tecnologias, estratégias de cuidados personalizados e os aspetos psicossociais da reabilitação. O objetivo é informar e melhorar os modelos de cuidado, promovendo uma recuperação mais eficaz e uma melhor qualidade de vida dos pacientes.

A submissão de artigos para esta edição especial da BMC Nursing já se encontra aberta. São bem-vindos trabalhos que explorem:

  1. Novas práticas e intervenções na enfermagem de reabilitação
  2. Integração de tecnologias no processo de cuidados
  3. Estratégias de cuidado centradas na pessoa
  4. Dimensões psicossociais e culturais no processo de reabilitação
  5. Investigação aplicada com impacto clínico e social


Investigadores, docentes, profissionais de saúde e estudantes de doutoramento são encorajados a participar.A submissão pode ser feita diretamente através da plataforma da revista.

Esta é uma excelente oportunidade para contribuir para o desenvolvimento da área e para o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Universidade Católica Portuguesa, por profissionais de saúde em Portugal.