"One Health" na educação superior: o potencial das academias

Segunda-Feira, abril 8, 2024 - 17:54
Publication

Artigo de opinião por Amélia Simões Figueiredo, diretor da Escola de Enfermagem (Lisboa) e Paulo Alves, diretor de Escola de Enfermagem (Porto) e da Universidade Católica Portuguesa.

Neste Dia Mundial da Saúde, refletimos sobre como as academias, podem responder às novas necessidades de saúde global, nacional e regional.

No contexto atual, caracterizado pela emergência de novas necessidades de saúde impulsionadas por fenómenos globais como a migração e a crescente diversidade cultural, o conceito de "One Health" é fundamental. Esta conceção interdisciplinar da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconhece a saúde humana, animal e ambiental como indissociáveis, encontra na educação superior, particularmente nas academias de saúde, um terreno fértil para o seu desenvolvimento e aplicação.

Leia o artigo completo aqui.