Entrevista com a Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa) na Agência Ecclesia: "A Situação das Pessoas Sem-Abrigo é um Problema de Todos"

Segunda-Feira, Setembro 23, 2024 - 10:49
Publication
Agência Ecclesia

No passado dia 17 de setembro, em entrevista à Agência Ecclesia, Amélia Simões Figueiredo, Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), destacou que a situação das pessoas em condição de sem-abrigo é uma questão que precisa de ser tratada como "um problema de todos”.

A realidade das pessoas sem-abrigo “é algo que não é da enfermagem, não é da academia, é de todos nós. Este tem que ser o primeiro conceito – é uma coisa de todos nós”, afirmou a diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa) durante a entrevista, sublinhando a importância de respostas coordenadas entre várias entidades e setores.

Um exemplo concreto dessa intervenção é a consulta de enfermagem no balneário público de Alcântara, Lisboa, criada pela Escola de Enfermagem (Lisboa) da UCP em 2013, onde os alunos da instituição oferecem cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo.

A entrevista destacou ainda o percurso na área da enfermagem da Professora Doutora Amélia Simões Figueiredo, bem como a futura colaboração entre a UCP e o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Lisboa, que vai realizar um novo diagnóstico sobre a situação das pessoas sem-abrigo na cidade, atualizando os dados de 2019.

Leia a entrevista aqui ou poderá ouvir a mesma, na íntegra, no podcast “Alarga a tua tenda” da Agência Ecclesia, disponível aqui.