Joana Romeiro, Professora Auxiliar Convidada desde 2023, integrou o corpo docente da Escola de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), a tempo integral, como Professora Auxiliar em 2025.
Enfermeira desde 2003, Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desde 2013. Concluiu o Mestrado em Enfermagem em 2014, e obteve em 2023 o Doutoramento em Enfermagem, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Dedicou o seu trabalho mais recente à validação de diagnósticos de enfermagem e espiritualidade, com financiamento da NANDA-I, Inc. para o seu projeto de doutoramento.
Tem-se dedicado à investigação relacionada com a espiritualidade e resiliência, em populações vulneráveis. Embora sempre se tenha interessado pelos cuidados de enfermagem pediátrica, focou-se não só numa parte da pessoa (crianças/jovens adultos), mas nos estadios iniciais da conceção ou o sonho de um casal/pessoa em conceber um filho, tornar-se pais e constituir família.
Desenvolveu também investigação, promoveu formação e divulgação científica e publicou vários artigos e capítulos nesta área. Investigadora integrada, na Unidade de I&D – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa. É membro atual do grupo português “Spirit In Health” presidido pela Dra. Sílvia Caldeira.
A sua procura incessante em investir, investigar e compreender as relações, a existência e a integralidade do Ser Humano foi sempre uma constante na área da Saúde. Por isso, entre 2023 e 2025, foi investigadora principal de projeto intitulado “A vulnerabilidade social e os seus efeitos na saúde das crianças migrantes e/ou filhas de pais migrantes”, com Bolsa atribuída pelo Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral (DHI), da Escola Doutoral Católica (CADOS - Universidade Católica Portuguesa) com o financiamento da organização filantrópica internacional Porticus.